quarta-feira, 28 de maio de 2014



UMA SEMENTINHA DO JEQUITIBÁ ROSA

Na minha terra existe algo que me emociona demais. Temos lá, num local bem próximo à cidade, uma reserva florestal onde mora uma árvore espetacular.
É um jequitibá rosa. Uma árvore milenar.
É algo que só se vendo mesmo para acreditar.
Para abraçar seu tronco é necessário que uns dez ou onze adultos se deem as mãos e a circundem.
Quando o vi pela primeira vez não conseguia acreditar.
As árvores altas à sua volta ficam parecendo pequenas. Mesmo os outros jequitibás.
Caminhando ao seu redor certa vez encontrei um caroço e perguntei ao meu pai o que seria. Ele me falou: Esta é a semente do jequitibá.
Olhei-a e pensei. Meu Deus, como pode guardar dentro desta pequena semente um fenômeno destes?!
Levei-a para casa e pretendia formar um bonsai. Sempre sonhei em ter um e seria maravilhoso que fosse de uma árvore tão maravilhosa.
Plantei a tal semente que nunca veio a nascer.
Tantas vezes ficamos achando a vida uma droga, tantas vezes damos tanta importância a coisas tão medíocres.
Como é maravilhosa a vida! Como é linda! Pensar que de uma pequena semente pode nascer uma árvore que sobrevive aos ventos, às tempestades, aos raios. A tudo que possa agredi-la, e consegue impor sua presença maravilhosa.
Estes milhares de anos plantada ali. É emocionante! Quantos pássaros já fizeram ninhos em seus galhos. Quantas pessoas já a visitaram. Quantos ventos a balançaram. Quanta chuva ela recebeu e quantos dias ela viu nascer.
Descobrimos que não sabemos nadinha de nada quando estamos sob uma árvore destas. Ela diz tanta coisa com sua imponência. Ela diz que somos um mistério neste planeta. Que existe algo tão maior que nós.
Este jequitibá maravilhoso diz com todas as letras para quem o visita que a vida é algo muito maior, muito mais importante do que a importância que lhe damos. Ele diz que a eternidade é um fato.
Que existem promessas no ar. Promessas de que a vida eterna é um prêmio para todos nós.

sonia delsin

Nenhum comentário:

Postar um comentário